Os dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) , consultados pelo Blog do Sena na noite desta terça-feira (25), mostram de que a taxa de ocupação de leitos de UTI em Vitória da Conquista é de 86%, ou seja, ainda existiriam 10 leitos de UTI vagos no município. No entanto, conforme autoridades de saúde do município já afirmaram em outras ocasiões, a maior parte dessas vagas são ocupadas assim que ficam vazias. Vitória da Conquista tem no momento 319 casos ativos de Coronavírus, um aumento de mais de 120 casos em menos de 2 dias.
Outras cidades da região Sudoeste, como Brumado, Guanambi, Caetité e Jequié estão com 100% de ocupação. Apesar da abertura de leitos de UTI em Brumado, Guanambi e Caetité, cidade que não contavam com leitos de Tratamento Intensivo, a demanda por leitos está provocando um verdadeiro colapso na saúde pública da região sudoeste.
De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a situação é preocupante em todo o estado, uma vez que cerca de 150 pessoas aguardam o surgimento de leitos de UTI em todo o estado, e outros 150 aguardam o surgimento de leitos clínicos. Para piorar a situação, o estoque dos chamados “kits intubação” está no limite.
Apesar da iminência de um colapso, o que se viu em Vitória da Conquista no último fim de semana foram bares lotados e pessoas aglomeradas. Em alguns locais, até mesmo pagode e forró estava acontecendo, dificultando o controle da pandemia.
Fonte: Blog do Sena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário