sexta-feira, setembro 27, 2013

Quase 4 mil quilos de carne são apreendidos em fiscalização no Centro de Abastecimento

Participaram da operação, que foi solicitada pelo Ministério Público, órgãos como Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Daniela Cardoso
Quase 4 mil quilos de carne foram apreendidos durante uma força-tarefa realizada no Centro de Abastecimento de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (27). Participaram da operação, que foi solicitada pelo Ministério Público, órgãos como Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Militar e Guarda Municipal.

O promotor do Ministério Público, Sávio Damasceno, explicou que o órgão tem, entre outras, a função de fiscalizar o abate clandestino de carnes. De acordo com ele, existe a notícia, dentro do MP, de que a carne, comercializada no Centro de Abastecimento, é abatida e comercializada de forma irregular.

“Para ter essa constatação, fizemos essa força-tarefa e a partir daí vamos trabalhar com as provas que temos. Vamos fiscalizar e autuar aquilo que deve ser autuado, vamos identificar os problemas mais graves, identificando de quem é a responsabilidade. Existem indícios flagrantes que tem carne clandestina sendo comercializada na cidade e de que há carne sendo comercializada de forma irregular, sem a refrigeração devida”, afirmou.

O promotor ainda disse que vai abrir espaço para conversar com os fornecedores de carne. Segundo ele, uma audiência pública já está marcada.

“A partir daí vamos tentar atingir o nosso objetivo final, que é um comércio de carne de acordo com o que o regulamento do Ministério da Saúde manda. Essa autuação nossa não é surpresa para ninguém. Já faz muito tempo que o pessoal sabe da obrigação de se adequar às normas”, disse.

O chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Georgeton Rios, disse que a finalidade da força-tarefa é coibir a venda de carnes sem procedência e também a venda de carnes que estão expostas de forma inadequada. Segundo ele, a portaria exige que as carnes devem ter o carimbo do órgão competente, que fez o abatimento, além de estarem expostas em balcão frio.
A carne apreendida será moída, destruída e depois, junto com outras gorduras, será transformada em sebo.

Insatisfação e reclamação

O presidente da Associação de Abatedores de Gado de Feira de Santana, Erivaldo Morais, afirmou que foi surpreendido com a fiscalização. Ele disse que esteve, há três semanas, em reunião com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, pedindo para que uma reforma seja realizada no Centro de Abastecimento.
“O prefeito ficou sensível à nossa proposta e já quer começar a reforma, ainda esse ano. Com a reforma, nós colocaremos balcão frigorífico, pois já passou o tempo de se modernizar”, afirmou.
Erivaldo Morais disse que está lutando pela categoria e que a força-tarefa é um afronte. Ele afirmou que vai contestar.
“A Adab não pode entrar aqui em Feira, pois é um órgão estadual. O promotor não é de Feira e não conhece a realidade da cidade. A culpa não é dos açougueiros, que até podem ser displicentes, mas não podem ser culpados. Eu tenho lutado e não é pouco, mas não posso mandar, já que o espaço não é meu, e sim do município. Eu fiquei horrorizado quando vi isso aqui hoje. Acho que eles deveriam ter dado um prazo”, afirmou.
O chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico esclareceu que os comerciantes ganham permissão da prefeitura para trabalhar no local, mas que eles devem se adequar às normas para trabalhar. Ele ainda disse que nenhum dos órgãos envolvidos tem a obrigação de avisar sobre a fiscalização.
O promotor Sávio Damasceno afirmou que a fiscalização não vai cortar o abastecimento na cidade e que vai tentar trabalhar em cima da solução para o problema.

“Como representante do Ministério Público não podemos ter aquela ideia de dano social por mais que, a princípio, cause algum problema na vida dos trabalhadores e desequilibre um pouco o abastecimento da cidade”, disse.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Fonte:Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POÇÕES : Policiais da 79ª CIPM garante a segurança dos foliões em festa no distrito de Morrinhos.

Neste domingo (23), a 79ª CIPM garantiu a segurança de aproximadamente 3mil pessoas que estiveram presentes na tradicional festa d...