quarta-feira, agosto 21, 2013

Internet gratuita vai contemplar moradores do Minha Casa, Minha Vida

A Fundação Cultural Municipal Jornalista Egberto Tavares Costa já está licitando a compra de novos equipamentos para ampliar o programa, que vai alcançar, não apenas os moradores do programa habitacional, mas também de diversos bairros da cidade

Foto: Ed Santos/Acorda CidadeAndrea Trindade
Os moradores dos residenciais do programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana, serão contemplados com internet gratuita através do Programa Feira Digital.
A informação é do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Jornalista Egberto Tavares Costa,Antônio Carlos Coelho, que anunciou na manhã desta quarta-feira (21), a ampliação e a universalização dos pólos digitais de informática em Feira de Santana, durante entrevista na sala de imprensa do Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense).
Segundo ele, a fundação já está licitando a compra de novos equipamentos para ampliar o programa, que vai alcançar, não apenas os moradores do programa habitacional, mas também de diversos bairros da cidade.
“Nosso pensamento é cobrir toda a cidade com internet gratuita e em função do apoio á Feira Digital, vamos levar aos vereadores uma emenda para modificar o nome da fundação para Fundação Tecnológica, Cultural Municipal Jornalista Egberto Costa”, informou.
Atualmente 210 antenas que transmitem internet gratuita estão instaladas e funcionando na cidade e na zona rural, sendo que 74 delas estão em escolas municipais, 33 em órgãos municipais , 53 em pontos W-Fi (internet sem fio) em bairros e praças e 16 em distritos.
Internet na escola

Além do acesso gratuito a internet, o programa oferece um suporte educativo a alunos de 12 escolas da rede estadual, através do Projeto Redescobrir, com salas de aulas interativas, nas quais os alunos usam a internet como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem. A expectativa, de acordo com a secretária Municipal de Educação, Janaína Ribeiro, é que número seja ampliado para todas as 206 escolas da rede até o final de 2014.
“Entendemos que a tecnologia tem fundamental importância para o desenvolvimento e a escola não pode ficar de fora deste contexto. Sessenta e oito facilitadores formados em tecnologia educacional pelo Instituto Paritas foram selecionadas para desenvolver o trabalho com os professores, que estão aprendendo como buscar na rede de internet elementos importantes para agregar valor á aprendizagem dos alunos”, informou a secretária ressaltando que os estudantes estão aprendendo a selecionar o conteúdo relevante para sua formação. Cada sala interativa tem 40 computadores que são ocupados por dois alunos.

Falhas na conexão
Os usuários da internet gratuita nos bairros se queixam constantemente de mau funcionamento da rede. Segundo eles o sinal é fraco e muitas vezes não conseguem acessar a internet.
Questionado sobre este problema, pelo repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade, o técnico da empresa Wimaxi, responsável pela internet, Antenor Moraes, informou que o sinal era aberto e havia pessoas usando a rede de maneira indevida, prejudicando o acesso de outros usuários. Visando melhorar a qualidade, foram bloqueados sites indevidos e de downloads e instalados firewalls.
Ele disse também que foi implantado um sistema de controle de banda de 500 KB. Em média 12 pessoas se conectam por antena na zona urbana e de 16 a 25 na zona rural. O acesso através de celulares é possível, segundo ele, apenas por smartphones originais, que têm acesso ao programa de internet pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POÇÕES : Policiais da 79ª CIPM garante a segurança dos foliões em festa no distrito de Morrinhos.

Neste domingo (23), a 79ª CIPM garantiu a segurança de aproximadamente 3mil pessoas que estiveram presentes na tradicional festa d...