terça-feira, agosto 20, 2013

BARRA DO CHOÇA: Perigo: lixo hospitalar altamente contaminante é descartado de forma irregular nos fundos do hospital


Na última segunda (19/08) a produção do programa de rádio Momento Simprobac recebeu uma denúncia sobre o abandono de lixo hospitalar nos fundo do hospital de Barra do Choça.
Ao averiguar, fomos surpreendidos com uma grande quantidade de seringas usadas, agulhas, lancetas e outros materiais abandonados em uma rua nos fundos do hospital.
Essa irregularidade coloca em risco a saúde da população, principalmente das crianças, pois os materiais servem de vetor para a contaminação de doenças como HIV e hepatites B e C.

Esse material em questão é classificado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como perfurocortantes e o mesmo deve ser descartado no local em que foi gerado, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, sempre em um recipiente específico, rígido e resistente a vazamentos e rupturas. Tal procedimento é importante e necessário, uma vez que o mesmo pode contaminar qualquer pessoa que manusear e/ou for perfurado por uma agulha, por exemplo.

Como se percebe, esses cuidados parecerem que não são tomados em Barra do Choça, pois, devido à razões desconhecidas, o descarte do lixo hospitalar não segue as normas estabelecidas pela ANVISA. Isso põe em risco a saúde da população que é exposta a materiais altamente contaminantes.
O programa de rádio Momento Simprobac estará acionando ó poder público, afim de que o mesmo faça os devidos esclarecimentos à população. De antemão, no colocamos a disposição das autoridades para qualquer discussão.

(Blog do Simprobac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POÇÕES : Policiais da 79ª CIPM garante a segurança dos foliões em festa no distrito de Morrinhos.

Neste domingo (23), a 79ª CIPM garantiu a segurança de aproximadamente 3mil pessoas que estiveram presentes na tradicional festa d...