O mutirão de combate ao câncer de próstata da campanha Novembro Azul prossegue em novembro com assistência gratuita disponibilizada pela Fundação José Silveira (FJS), na capital e no interior do estado. Nesta quinta e na sexta-feira (21 e 22 de novembro), haverá coleta de sangue para o exame de PSA, na Santa Casa Hospital de Jequié, e consultas com urologistas no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Nos dias 27 e 28, será realizado uma Feira de Saúde na Santa Casa Hospital de Jequié, quando serão realizados exames e consultas médicas, com ênfase na avaliação feita por urologistas. Nos dias 28 e 29, a ação acontece no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com atendimento ambulatorial para a população masculina.
O trabalho da Fundação José Silveira iniciou em Salvador, quando foram atendidas dezenas de homens, com avaliação clínica e exame de toque retal, no bairro de Periperi. Em sinal de adesão à campanha, a sede do IBR, em Ondina, foi iluminado em azul, cor-símbolo da campanha. Um ato de repercussão marcou o lançamento da campanha promovida conjuntamente pela Fundação José Silveira (FJS), Instituto Lado a Lado pela Vida e Instituto Eco D, quando os jogadores do Esporte Clube Bahia entraram em campo na Arena Fonte Nova vestindo a camisa do Novembro Azul, no dia 9 de novembro.
Durante a mobilização na Fonte Nova, foram distribuídos na ocasião milhares de panfletos ao público com informações esclarecedoras sobre o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele não melanoma. As taxas de mortalidade por câncer de próstata são alarmantes, porque 90% dos homens só são diagnosticados quando a doença está em estágio avançado, de acordo com o Ministério da Saúde. O fato se deve, principalmente, ao preconceito e à desinformação em relação ao exame de toque retal, procedimento mais utilizado para detectar anormalidades na próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário