Uma das mais violentas rebeliões dos últimos anos deixaram as instalações internas do presídio de Esplanada completamente destruídas. Em imagens adquiridas com exclusividade pelo portal Esplanada News mostram celas destruídas e corredores devastados pelos detentos durante o motim desta sexta-feira (22).
De acordo com informações detentos foram feridos ainda quando estavam em manifestação antes da entrada dos policiais militares da CIPE-LN.
Estima-se que grande parte dos detentos deverão ser transferidos para outras unidades prisionais da região até que as melhorias necessárias sejam feitas na estrutura do presídio local.
O cenário pós entrada da polícia é realmente impressionante, a fumaça das bombas lançadas estrategicamente pelos policiais cobriam os pedaços de paus, vidros, escovas de dentes, baldes, papel higiênico e pedaços de roupas de todos os tipos.
Nas paredes dos corredores, frases de todos os tipos desde a devoção a Deus quanto o culto ao inimigo, siglas de facções também estavam desenhados por todas as partes.
As grades arrancadas pelos detentos foram quebradas e transformadas em armas, na imagem abaixo pode ser vista uma das grades jogada ao chão com boa parte arrancada, possivelmente para confecção das armas artesanais encontradas pela polícia.
As imagens acima representam a realidade do sistema prisional no estado da Bahia alvo de reclamações e reivindicações dos profissionais da segurança contratados pelo governo do estado. Um dia antes da rebelião o portal havia obtido a informação de que os agentes penitenciários estariam com as atividades paralisadas por falta de condições estruturais e inseguros para o desempenho de suas funções e aguardavam uma resposta para voltarem ao trabalho. A paralisação dos agentes pode ter sido um dos motivos para o motim dos detentos, informação ainda não comentada pela direção do presídio.
Esplanada News
Nenhum comentário:
Postar um comentário