segunda-feira, abril 14, 2014

Acidente com ônibus na BR-116 deixa pelo menos quatro mortos

Veículo bateu na parte lateral da carroceria de uma carreta.
Ônibus saiu de SP às 17h de domingo, com destino a Vitória da Conquista.
Do G1 Vales de Minas Gerais
                    

Acidente aconteceu por volta das 7h40 da manhã de segunda-feira (14) (Foto: Maria Freitas/G1)

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta, por volta das 7h40 da manhã desta segunda-feira (14), na BR-116, próximo a Engenheiro Caldas (MG), deixou pelo menos quatro pessoas mortas. O ônibus, da empresa Salutaris, do grupo Aguia Branca, saiu de São Paulo (SP) às 17h de domingo, com destino a Vitória da Conquista (BA), com 43 passageiros e o motorista.
                     

Parte lateral da carroceria da carreta foi arrancada.
(Foto: Maria Freitas/G1)
Com a batida, o ônibus arrancou toda a parte lateral da carroceria. De acordo com o motorista da carreta, que não quis ser identificado, o ônibus teria invadido a pista contrária. Um dos passageiros do ônibus, o autônomo Magno Amorim, contou que o motorista do veículo havia parado em um posto de gasolina cerca de 15 minutos antes do acidente acontecer para "lavar o rosto". Há a suspeita de que ele tenha dormido ao volante. Porém, de acordo com a PRF, somente após a perícia, será possível dizer quais foram as causas do acidente.
A maioria dos passageiros dormia na hora do acidente. "A gente só viu o estalo e as tábuas da carreta entrando no ônibus", conta o passageiro Iraildo de Souza. "[Depois do acidente], a gente foi pulando por cima das cadeiras, das pessoas e das crianças", diz Francisca de Souza. De acordo com a passageira, o motorista do ônibus soube controlar o veículo depois do acidente e ajudou os feridos.
                    

                      Empresa providenciou outro ônibus

                                (Foto: Maria Freitas/G1)
A empresa de ônibus providenciou outro veículo para continuar a viagem com os passageiros que não ficaram feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, duas pessoas ficaram presas nas ferragens. Elas foram socorridas e levadas em estado grave para o Hospital Municipal de Valadares. Segundo alguns passageiros do ônibus, outros feridos foram socorridos por terceiros.
Rosineide comprou passagem para viajar na poltrona 14, mas trocou de lugar. (Foto: Maria Freitas/G1)

                     Rosineide diz que "nasceu de novo". (Foto: Maria Freitas/G1)
                         Rosineide diz que "nasceu de novo".
                                (Foto: Maria Freitas/G1)
"Nasci de novo"
A passageira Rosineide Silva Vicente estava em uma das últimas poltronas do ônibus. Ela comprou uma passagem para viajar na poltrona 14, mas trocou de lugar por "não gostar de viajar na frente". "Eu fui para o fundo e perguntei para o rapaz se tinha alguém na cadeira e ele falou que não. Depois disso, ele levantou e foi lá para a frente". O rapaz, que até o momento não foi identificado, morreu.
Empresa envia nota de pesar
A empresa de ônibus Viação Salutaris, do grupo Águia Branca, divulgou no início da noite desta segunda-feira (14), uma nota lamentando a morte das quatro pessoas.
“A empresa lamenta a morte dos passageiros e informa que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas do acidente em atendimento no hospital, bem como apoiando o trabalho da perícia técnica da polícia para a identificação das causas do acidente”, diz a nota.
A empresa divulgou ainda que por ser tratar de uma viagem com cerca de 1.500 quilômetros de distância, o trajeto é feito por motoristas, com a substituição a cada 500 quilômetros, aproximadamente. O segundo motorista, do total de três previstos, assumiu a direção do ônibus em Barão de Angra, no município de Paraíba do Sul (RJ), e seguiria até Governador Valadares para uma nova troca.
O ônibus acidentado, placa EFV 4297, foi fabricado em 2011 e possui ocupação máxima de 50 lugares. O veículo teve sua última inspeção de rotina em abril de 2014, sem nenhum registro de qualquer problema técnico de acordo com informações da empresa.
“Assim que foi informada do acidente, uma equipe da Viação Salutaris foi imediatamente ao local prestar apoio às vítimas, junto com a Polícia Rodoviária Federal. Quatro passageiros morreram no acidente, sendo uma mulher e três homens. Outras seis pessoas foram hospitalizadas no Hospital Municipal de Valadares. Até o momento, três passageiros permanecem internados. No momento do acidente 41 passageiros se encontravam no ônibus - 39 embarcaram em São Paulox e dois em Resende”, diz a nota emitida às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POÇÕES : Policiais da 79ª CIPM garante a segurança dos foliões em festa no distrito de Morrinhos.

Neste domingo (23), a 79ª CIPM garantiu a segurança de aproximadamente 3mil pessoas que estiveram presentes na tradicional festa d...